Back to the top

Conheça os mentores

Conheça os mentores

Eles dedicam seu tempo e sua mente. Entregam sua experiência e seu conhecimento a nossos bolsistas, seus mentorandos. Assim ampliam o horizonte de gerações.

Aldo Tonso

Professor da Escola Politécnica com experiência na área de Engenharia de Bioprocessos

Possui graduação (1987), mestrado (1994), doutorado (2000) e livre-docência (2012) em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, com parte experimental do doutorado nos Estados Unidos (na Bayer Corporation, por 27 meses). É professor da Poli desde 1992. Tem experiência na área de Engenharia de Bioprocessos (Biotecnologia), com ênfase em cultivos de células animais para produção de fármacos em biorreator e monitoramento e controle de bioprocessos. Tem particular interesse em ensino e atividades de extensão, como feira de ciências.

Alexandre C. A. Coelho

Diretor da Unidade de Negócios de Sistemas Automotivos da Eisenmann do Brasil

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1992) e especialização em Adm. de Empresas (CEAG) pela FGV-EAESP (2002) e especialização em Gestão de Projetos pela FIA (2008). Atua no setor automobilístico na execução de projetos de equipamentos para linhas de pintura e montagem final. Experiência também em gestão de produção na Volkswagen do Brasil e engenharia de processos na General Motors do Brasil. Atuou também na execução de projetos ambientais no setor de energia da Alstom.

Alexandre Cimorelli Lima

Consultor estratégico

Graduado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2014). Atua como consultor estratégico na Mirow & Co. há um ano. Anteriormente analista de riscos no Itaú-Unibanco. Experiência internacional no summer program da Air Liquide – França e intercâmbio na universidade de Bremen – Alemanha

Ana Flavia Ribeiro Paradella

Gerente de Planejamento de Supply

Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2007) e MBA Gestão Empresarial pela FGV (2011). Atuou nas áreas de processos, melhoria contínua, finanças e planejamento de supply chain.

Ana Maria Gea

Gestora de Projetos

Graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2005) e MBA pela Harvard University (2013). Experiência de 5 anos no mercado financeiro na área de riscos. Atuando há 4 anos no setor de construção civil pela Hilti do Brasil, com foco em marketing e gestão de projetos, especificamente ancoragens mecânicas e serviços.

Antonio Guilherme Ferreira Viggiano

Criptomoedas e Blockchain

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2014, com duplo diploma na École Centrale Marseille, é desenvolvedor e empreendedor na área de tecnologia. Participou da fundação de uma empresa de big data, desenvolvendo um banco de dados de alta performance, e em seguida criou uma software house focada em projetos na nuvem. Atualmente trabalha no mercado de criptomoedas e blockchain, e, no tempo livre, estuda teoria e prática musical.

Áquila Neves Chaves

Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2008), mestre em Engenharia Elétrica pela EPUSP (2012). Trabalhou como coordenador de projetos de sistemas de geoprocessamento (tendo como clientes as principais empresas do setor) e na área de tecnologia da Justiça Eleitoral (TRE-SP). Há cinco anos, exerce o cargo de Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Bruno Faccini Santoro

Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Engenharia Química (2008) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – com Duplo Diploma pela École Polytechnique, França. Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Controle de Processos pelo Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi consultor para modelagem matemática e problemas de otimização na Op2B (2008 a 2010) e é professor de Engenharia Química na Unifesp desde 2016.

Bruno Simões Teixeira

Engenheiro – Gestão Estratégica de Equipmentos

Formado em Engenheria Mecatrônica pela Poli (2004), com mestrado também pela Poli (2008), e MBA pela FGV (2015). Possui certificados 6 Sigma Black Belt e Project Management Professional. Desenvolveu sua carreira principalmente nas indústrias química, petroquímica e petróleo, mas também possui experiência em manufatura e laboratórios. Trabalhou nas empresas Rhodia e Fleury (no Brasil), Invista (Brasil e México), e, desde 2015, na Flint Hills Resources (refinaria de petróleo privada nos EUA). Suas principais áreas de atuação incluem: confiabilidade e manutenção de equipmentos, planejamento de projetos, análise de falhas e de fluxos de trabalho, benchmarking e business inteligence.

Carlos Guimarães Rodrigues

Administrador da Engeplan Consultoria e Gerenciamento

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1974. Engenheiro Civil e Coordenador de Obras de Maio 1975 a Janeiro de 2012, Administrador da Comercial e Cnstrutora Engetrad Ltda. de Fevereiro de 2012 a Março de 2015.Trabalhando principalmente em obras agroindustriais. Atualmente Administrador da Engeplan Consultoria e Gerenciamento.

Christian Zambra

Consultor e Palestrante – Estratégia, Marketing e Inovação

Graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2006), Publicidade e Propaganda – ECA-USP (2011), MBA – FGV-EAESP (2012) e Strategic Decisions – Stanford University (2017). Atuou desenvolvendo novos produtos (Cloud Computing, Telecom, Financeiros), canais e ecossistemas, além de avaliar parcerias e startups. Trabalhou nos mercados de tecnologia (Telefônica Digital/VIVO) e financeiro (Santander, Itaú), no Brasil e na Europa.

Daniel Shinji Sasai

Engenheiro de vendas na Siix do Brasil

Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo –
EPUSP – (2012). Formações complementares em desenvolvimento pessoal, trainer em PNL, Renascimento, constelação, hipnose
Ericksoniana e coaching. Engenheiro de vendas na Siix do Brasil. Experiência em multinacionais japonesas como Sony (engenheiro eletrônico/engenharia de desenvolvimento/compliance e auditor de qualidade/produtos controlados/partes críticas) e Rarejob (gerente de TI), em programação voltado a sistemas WEB na Betalabs, Radeco e Rarejob.

David Wilde

Regional Sales Manager Europe

Graduado em Eng. Eletrica Telecomunicacoes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2003 e M.Sc. Eng. Elétrica pela Royal Institute of Technology (KTH) em 2006 na Suecia, com ênfase em microeletronica. Atua como engenheiro de vendas, na área de semicondutores há 10 anos na Europa Central. Experiência anterior de mais de 8 anos em pesquisa e desenvolvimento de sistema eletricos, eletronicos e design de circuitos integrados para produtos de realidade virtual, telecomunicacoes, controle industrial, IC de memorias, etc. Atualmente responsavel pelo gerenciamento e manajo tecnico de vendads de semicondutores na Europa Central com enfase em sistemas industriais, medicos, automotivos, aeroespacial/defesa.

Dennis Nakamura

Já foi um dos gestores do iFood S/A. Atualmente, CEO da RELP! e mentor de startups na Oracle

Cristão, casado, engenheiro ambiental pela Poli-USP e especialista em project finance pela FGV, fundou uma ONG sem fins lucrativos em 2008, para apoiar jovens estudantes de mais de 9 cidades a descobrirem a melhor forma de trilhar suas carreiras. Como um dos gestores do Westwing Home & Living, um dos maiores e-commerces de casa e decoração do mundo, aumentou a margem de lucro e aperfeiçoou a experiência de compra do consumidor. Já como um dos gestores do iFood S/A, ajudou a atingir o breakeven e ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão por ano. Atualmente é mentor de startups na Oracle, startups sociais na Bluefields (Univ. Mackenzie), além de mentor no projeto Retribua Poli-USP e sócio de Robinson Shiba como CEO da RELP! Aceleradora de Restaurantes que traz inovação na gestão no setor da astronomia.

Edson Yuji Tsuzuke

Analytics e CRM do Banco de Investimentos no Safra

Engenheiro Mecânico formado na Escola Politécnica da USP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos pela FIA. Trabalhou por oito anos com Engenharia de Manufatura na indústria de duas rodas no Pólo Industrial de Manaus. Desde 2011 trabalha com gestão de projetos em contratos de operação e manutenção em usinas termelétricas, sendo responsável pela execução e resultado operacional destes contratos. Durante a graduação, participou do Centro Acadêmico Mecânica (CAM), foi representante discente na Comissão de Graduação da EPUSP e no Conselho do PME. Também colaborou com o jornal “O Politreco” do Grêmio Politécnico e com a equipe de mini-Baja da Poli.

Emir Hiroyuki Nakagawa

Customer Fulfillment Manager General Electric Company

Engenheiro Mecânico formado na Escola Politécnica da USP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos pela FIA. Trabalhou por oito anos com Engenharia de Manufatura na indústria de duas rodas no Pólo Industrial de Manaus. Desde 2011 trabalha com gestão de projetos em contratos de operação e manutenção em usinas termelétricas, sendo responsável pela execução e resultado operacional destes contratos. Durante a graduação, participou do Centro Acadêmico Mecânica (CAM), foi representante discente na Comissão de Graduação da EPUSP e no Conselho do PME. Também colaborou com o jornal “O Politreco” do Grêmio Politécnico e com a equipe de mini-Baja da Poli.

Fábio Motta

Gerente de Desenvolvimento e Gestão Imobiliária

Formado um Engenharia Civil pela POLI em 2009 e concluindo MBA em Real Estate também pela POLI em Setembro de 2018. Após um breve início de carreira trabalhando numa construtura de obras comerciais, ingressei na Iguatemi Empresa de Shopping Centers, empresa que desenvolve e administra shopping centers. Após 5 anos no departamento de Engenharia da empresa migrei para a área de Novos Negócios no final de 2015. Hoje respondo pelo desenvolvimento de novos negócios imobiliários e pela administração das torres comerciais do grupo.

Felipe Guimaraes Camilo

Consultor de estratégia na L.E.K.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (2010), participou do programa de Duplo Diploma no Politecnico di Torino (Itália – 2010), e possui MBA pela Columbia Business School (New York – 2018).
É consultor de estratégia na L.E.K., com quase 8 anos de experiência em projetos no Brasil, América Latina e Cingapura. Também atuou em finanças corporativas (Valuation e M&A) pela PwC durante mais de 2 anos em New York.

Felipe Misawa

Analista de Finanças Sr. – Itaú-Unibanco S.A.

Graduado em Engenharia Elétrica – ênfase Energia e Automação na Poli (2009 – 2014), com intercâmbio na Technische Universität Berlin (2012 – 2013) e cursando pós-graduação em administração de empresas no Insper. Já atuou no setor de automação industrial e desenvolvimento de sistemas mainframe. Atualmente, trabalha como analista de finanças.

Fernanda Balizario

Doutoranda em Engenharia Civil pela Poli-USP e Pesquisadora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas(IPT)

Graduada (2008) e Mestre em Engenharia Civil (2012) pela Poli-USP. Doutoranda em Engenharia Civil pela Poli-USP (2017-2021). Trabalha desde 2014 como Pesquisadora no Centro Tecnológico do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizando avaliações técnicas de materiais e sistemas construtivos inovadores e avaliações ambientais do ciclo de vida (ACV) de materiais e componentes de construção. Trabalhou anteriormente durante 05 anos na área de Desenvolvimento Tecnológico nas construtoras Método Engenharia, Living e Tecnisa.

Fernando de Moura Sanches

Gerente de Novos Negócios e de Projetos da EDLP

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2008) e pela École Nationale des Ponts et Chaussées (2008). Experiência de 9 anos em modelagem e estruturação de projetos de logística e infraestrutura, atuando em framework de consultoria, através da realização e coordenação de estudos multidisciplinares (engenharia, demanda/mercado, operação, modelagem econômico financeira e jurídica) para tomada de decisão de investimentos estratégicos. Atualmente, é Gerente de Novos Negócios e de Projetos da EDLP – Estação da Luz Participações Ltda.

Flávio G. Vaz de Almeida

Professor na Área de Informações Espaciais/Geodesia no Depto. de Eng. Transportes (PTR) da Escola Politécnica da USP.

Possui graduação em Física USP (1994), mestrado em Engenharia Elétrica/Telecom (2000), doutorado em Engenharia de Transportes – Informações Espaciais – pela Poli-USP e Ph.D. em Océan, Atmosphère et Surfaces Continentales pela Toulouse III (UT3) – França. Trabalha com sistemas de posicionamento por Satélites (GPS) e suas aplicações.

Francisco José Profito

Eng. Mecânico, MSc., PhD e Professor em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2008), mestre (2010) e doutor (2015) pela EPUSP, com doutorado sanduíche no Imperial College London (Reino Unido). Atualmente atua como professor e pesquisador no Laboratório de Fenômenos de Superfície (LFS) da EPUSP, atuando em pesquisas com ênfase em Tribologia, Lubrificação, Mecânica do Contato, Caracterização de Superfícies, Modelagem Matemática, Simulação Numérica, Mancais Hidrodinâmicos, Motores de Combustão Interna e Transmissões Automotivas.

Gabriel Alves

Consultor de gestão e estratégia na L.E.K. Consulting

Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2009) e com MBA pelo INSEAD (2016), com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo. Atua como consultor – L.E.K. Consulting, em projetos de gestão e estratégia em diversas indústrias, incluindo farmacêuticas, energia e papel & celulose. Antes disso, trabalhou na Natura nas áreas de Planejamento Estratégico, M&A e Finanças, entre Brasil e França.

Gabriel Bassetti Martinho

Gerente de Recursos Humanos

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2006), École Nationale des Ponts et Chaussées – ENPC – (2006), mestre em Engenharia De Produção pela EPUSP (2011), com ênfase em Qualidade (Melhoria Contínua no Varejo) e MBA em Gestão Internacional de Negócios pela Universidade Paris I Panthéon Sorbonne e Universidade Paris Dauphine. Gerente de RH no Grupo Pão de Açúcar, atualmente na área de Serviços Compartilhados de RH, com quase 15 anos de experiência profissional generalista (nas áreas de Controle de Gestão, Operações, Escritório de Projetos e Processos, Business Partner RH e Gestão de Serviços de RH).

Gabriel Migliori

Coach Financeiro, Empreendedor e Investidor Financeiro

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1999), Mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP e Copenhagen Business School (2007). Coach financeiro e de Empreendedorismo, ministrando palestras e realizando programas personalizados para pessoas e empresas. Empreendedor desde 2002, tendo atuado em venture capital, meio ambiente e no setor de fitness desde 2008. Atua também desde 2002 como investidor financeiro.

Guilherme Oliveira Mendes

Gerente de Projetos

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2010) com ênfase em Energia e Meio Ambiente. Atua como gerente de projeto – Microsoft, na área de Programas e Operações de Negócio para Marketing & Operações há 1 ano e 6 meses. Estágio no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP) por 1 ano e 6 meses no Centro de Tecnologia de Informação, Automação e Mobilidade.

Guilherme Pimenta Sorregotti

Analista no Morgan Stanley

Graduado em Engenharia de Computação Quadrimestral pela Escola Politécnica da USP. Bolsista USP por mérito acadêmico. Intercambista na modalidade de Duplo Diploma na Universidade Politecnico di Milano na Itália. Atualmente atua como analista na área de estratégias e algoritmos quantitativos em Equities no Morgan Stanley.

Guilherme Ruggiero

Cursa MBA na University of Michigan – Ross School of Business (EUA)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Liderou equipes em 4 indústrias (bens de consumo, serviços de impressão, SaaS, mobilidade urbana), em diferentes áreas (vendas, marketing, operações, desenvolvimento de negócios) e em empresas de diferentes tamanhos (early-stage e scaling startups, líder nacional, gigante global), sempre ligado a tecnologia. Atualmente cursa MBA na University of Michigan – Ross School of Business nos Estados Unidos. Joga Tênis desde os 7 anos, é aficionado por esportes e Jogos Olímpicos e, extremamente curioso, adora aprender coisas dos mais variados tipos.

Henrique Lewi

Diretor comercial na Vitopel

Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica / USP (82/86)
Graduado em Administração de Empresas pela FEA da Universidade de São Paulo(84/88)
MBA Executivo em Administração pelo INSPER (2001/2003)
30 anos de atuação nas áreas Comercial, Marketing e Planejamento, nos segmentos Químico e de Embalagens, em empresas como Shell, Kraton Polymers, Braskem, Pall , Grupo Embalo e Vitopel ocupando nos últimos 15 anos posição de Direção, respondendo localmente e pela América Latina.
Ampla participação em entidades de classe ABIQUIM ,SIRESP , ABIPLAST , ABIEF e ABRE
Mentor do Programa ALUMNI-MENTOR INSPER orientando alunos do ultimo ano do curso de administração em 2013/2014

João Paulo Venezian de Carvalho

Head de Desenvolvimento de Negócios e Acesso ao Mercado na Roche Diagnóstica do Brasil

Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP (2002-2006) com pós-graduação em Gestão pela FIA (2009-2010) e MBA executivo pela FIA e Columbia University / EUA (2010-2011). Executivo com mais de 10 anos de experiência em marketing, planejamento estratégico, inteligência competitiva e de mercado, atuando em empresas de destaque nos seus setores (Itaú-Unibanco | 2006-2010; HSBC | 2010-2012; Ipsos | 2012-2016; Roche | 2016-atual). Amplo conhecimento da dinâmica dos setores de saúde, tecnologia, financeiro, varejo e telecomunicações. Prêmios de excelência e reconhecimentos tanto no âmbito profissional (eleito “Destaque” da diretoria em que atuava no Itaú-Unibanco, 2010) como acadêmico (vencedor do Desafio de Gestão Empresarial – MBA FIA, 2010).

João Pedro Fernandes Pereira da Silveira

Especialista de compras

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2015) e iniciação cientifica em dinâmica dos fluídos. Atua como especialista de compras na Ambev, responsável pela carteira de cogeração, limpeza em altura, controle de pragas, análise laboratorial e despesas com subprodutos.

Julio Cesar Ribeiro Roppa

Sócio-Fundador da JF2R Novos Negócios e Sócio-Diretor da Amaral d’Avila Engenharia de Avaliação

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2006), em Economia Pela PUC-SP (2007) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2009). Sócio-Fundador da empresa JF2R Novos Negócios e Sócio-Diretor da empresa Amaral d’Avila Engenharia de Avaliação, é responsável pelo desenvolvimento de projetos e negócios complexos, tais como oncessões, Parcerias Público-Privadas, Operações Urbanas Consorciadas e Real Estate, entre outros. Experiência em diferentes áreas de diversas empresas tais como Construtoras de grande porte, Consultorias e Projetistas.

Kamilla Vasconcelos

Professora Contratada – Departamento de Engenharia de Transportes (PTR)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2004), doutorado em Engenharia Civil pela Texas A&M University (2010) e pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP (2010). Atualmente é professora contratada da Escola Politécnica da USP, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da referida escola.

Kristiane Silveira Fernandes

Especialista em Operações Internacionais – Tesouraria

Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2005) com duplo diploma pela École Nationale des Ponts et Chaussées / École des Ponts Paris Tech (Paris – França, 2005) com MBA em Finanças pelo Insper (2014). Atua como especialista em Operações Internacionais proprietárias no Itaú Unibanco há 11 anos. Participa do programa de mentoria do Instituto Semear.

Laiz de Carvalho Souto

Engenheira eletricista e pesquisadora

Graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação Elétricas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2013) e Mestra em Engenharia de Sistemas Elétricos de Potência pela EPUSP (2016), atualmente é pesquisadora e doutoranda na Universidade de Groningen desenvolvendo algoritmos de controle para integração eficiente, confiável, sustentável, e socialmente aceitável de sistemas de energia.

Leila von Dreifus

Head de PMO e especialista em gerenciamento de projetos.

Graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2006) com MBA em Gestão Empresarial pela FIA (2013). Há 3 anos e meio é Head de PMO da 99 – o maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil. Além disso, tem 7 anos de experiência em projetos de logística e automação de centros de distribuição na Natura e B2W.

Leonardo A. Ferraresi Bassi

Engenheiro na  empresa Figener

Graduado em Engenharia Mecânica (2014) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – com aproveitamento de créditos realizado na Universidade de Groningen, Holanda (2013). Desde 2014, atua como Engenheiro na Figener, onde desenvolve projetos e estudos para os setores de geração de energia e utilidades industriais. Durante a graduação, foi professor de Matemática no Cursinho da Poli USP, do Grêmio Politécnico, que prepara jovens de baixa renda para o vestibular.

Leonardo Fischi Sommer

Analista de Produto na Tapps Games

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2015) e Técnico em Mecatrônica pela Escola Técnica Getúlio Vargas – Etec GV – (2009). Mestrando em Engenharia Mecânica com foco em Biomecatrônica e controle por eletromiografia, desde Janeiro de 2016, e Analista de Produto na empresa de games mobile Tapps Games, desde Maio de 2018.

Leopoldo Rideki Yoshioka

Professor Doutor da Escola Politécnica da USP
Especialista em Sistemas de Mobilidade Inteligente

Engenheiro de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1984), mestre e doutor pelo Tokyo Institute of Technology (Japão, 1988 e 1991). Foi professor do ITA (1985) e TIT(1991-1992), pesquisador do Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA, 1993-1995) e Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico na Compsis Computadores e Sistemas (1995-2011). Desde 2011 é professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI. Atua como coordenador do laboratório de Circuitos e Instrumentação Elétrica. Ministra cursos de Eletrônica Automotiva, Inovação em Engenharia e Sistemas Inteligentes de Transporte. Tem paixão por assuntos relacionados à aprendizagem, inovação tecnológica, atividades colaborativas e apoio aos jovens.

Lino Afonso de André

Gerente de Engenharia e Administração de Contratos

Graduado em Engenharia Elétrica pela Poli em 1979, com extensão em Administração de empresa CEAG-FGV em 1988. Nos últimos 20 anos tenho trabalhado direta ou indiretamente no segmento de Óleo & Gás com ênfase em contratos com a Petrobras pelas empresas EBE, a própria Petrobras, Alpha Equipamentos Elétricos e Promon Eng. Atuei na área Nuclear no Projeto do Submarino Nuclear da Marinha enquanto na Promon Engenharia. Sou consultor em Instalação Elétrica voltado para áreas classificadas potencialmente explosivas tendo ministrado dezenas de cursos de capacitação e treinamento. Recentemente tenho atuado no segmento de energia FV.

Lisa Iwata

Gerente de Marketing Regional – LATAM

Graduada em Engenharia Mecânica – Automação & Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2004) e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – (2011). Atua há 15 anos no segmento de equipamentos médico-hospitalares, com experiência nas áreas de R&D, gestão de projetos, qualidade, serviços, gestão produtos e desenvolvimento de negócios. Atualmente é responsável pelo portfólio de tecnologias de infusão da Pfizer Inc. nos países da América Latina.

Lucas Prado Bessa

Engenheiro de Software Sênior

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2007) e pós-graduado em administração pela FGV-SP (2011). Atua há 10 anos em projetos relacionados a desenvolvimento de sistemas bancários e de meios de pagamentos. Possui experiência em Engenharia de Software, Arquitetura Corporativa de sistemas, Gestão de Projetos e licitação de requisitos de negócios para projetos.

Luís Amaral

Diretor de Desenvolvimento

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2003). Atua há 17 anos no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, passando por importantes empresas do setor. Desde 2008 ocupa posições de liderança. Já foi responsável por times de concepção, desenvolvimento, implantação, até a entrega de projetos de software de missão crítica. Atualmente ocupa a posição de Diretor de Desenvolvimento e Parametrização na Empresa Ericsson Inovação S.A.

Luiza de Carvalho Arruda Coleta

Coordenadora de Produtividade Logística

Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2012). Atuou nas áreas de otimização logística, planejamento de infraestrutura, preços para mercado de varejo e b2b, vendas e produtividade logística.

Marcelo Faro

Gerente Industrial na Oxiteno

Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1994), especialização em administração na Fundação Vanzolini (2001) e MBA em Gestão Empresarial na indústria química – ABIQUIM-UFRJ (2004). Gerente Industrial na Oxiteno, com 24 anos de experiência profissional nas áreas de Engenharia, Produção, Manutenção , Implantação de projetos e sistemas , Automação, Competitividade, Segurança, Meio
Ambiente e Qualidade além de 3 anos de vivencia no México.

Marcelo Knörich Zuffo

Professor Universitário

Graduado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1988). Mestre, Doutor pela Escola Politécnica. Professor visitante da Universidade de Calgary. Pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas. Presidente do Conselho Superior da Associação dos Engenheiros Politécnicos

Marcos Tadeu Pereira

Professor da Escola Politécnica e Pesquisador

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP- mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela EPUSP, na área de mecânica dos fluidos. Ampla experiência nas áreas de ensaios e projetos de escoamento de fluídos, túneis de vento, medição de vazão e instrumentação de processos. Trabalhou por 37 anos no IPT, onde foi pesquisador, chefe de laboratórios, sendo diretor técnico do Instituto por 5 anos. Ministra aulas na Poli desde 1988. Dois filhos, um arquiteto pela FAU-USP e outro terminando medicina pela Escola Paulista.

Marcus Vinicius Aires Gomes de Souza

Engenheiro Ambiental

Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2011) e pós-graduado em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – (2015). Atua como Engenheiro Ambiental junto à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – desde 2013, na implantação da Linha 17 – Ouro (monotrilho).

Mario Lins Estevam De Barros

Senior Vice President no Pátria Investimentos

O Sr. Mario é responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, avaliação de investimentos, modelagem financeira, diligência, monitoramento e desenvolvimento de novas teses de investimentos. Anteriormente ao Pátria, ele foi Head of corporate and business development na Aceco TI, líder na construção de data centers na América Latina. Antes disso, foi Investment Officer na gestora de private equity Endurance Capital Partners, depois de passar pelos bancos Citi e ItauBBA. O Sr. Mario é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005), com mestrado pela École Polytechnique de Paris (2007) e MBA pela Wharton School da Universidade da Pennsylvania (2012).

Matheus Csapo Gava

Product Manager na Pitzi

Especialista em gestão da rentabilidade do produto, com foco em precificação, fraude e qualidade de venda. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – (EPUSP) – 2015. Atuou na área de Desenvolvimento Tecnológico para Construções na Tecnisa, em Projeto Geométrico de Infraestruturas na Systra Vetec Engenharia e atualmente atua na Pitzi, Proteção para Celulares na área de rentabilidade.

Mauricio Valadares

Diretor de Operacoes GE Healthcare Latam

Curso: Engenharia Mecanica (projetos e fabricação)

Universidade: USP São Paulo

Ano de graduação: 1992

Pos-Graduação: Finanács e Marketing (FGV), Marketing (ESMP)

Mauricio nasceu em São Paulo, Brasil. Estudou na Universidade de São Paulo onde se graduou Engenheiro Mecânico em 1992. Em seguida ele fez dois cursos de pôs graduação, um na Fundação Getúlio Vargas em Administração e Finanças e outro na Escola Superior de Propaganda em Marketing em Marketing.
Iniciou sua carreira como estagiário na Cummins do Brasil em 1992 e cresceu profissionalmente em posições na engenheira e manufatura. Em 1999 mudou para a Unilever como gerente de projetos e depois diretor de suprimentos para o Brasil dentro da organização da Unilever Americas. Ingressou na General Electric em 2007 como líder de suprimentos na GE Corporate e em 2008 se moveu para a GE Energy como líder regional de suprimentos, responsável pelo startup da GE Wind no Brasil, entre outras realizações. Em 2012 se moveu para a GE O&G como líder de suprimentos, realizando a integração de aquisições recentes (Wellstream, Artificial Lift, WPS e Lufkin) e gerenciando o projeto Cessão Onerosa para a Petrobras, além das funções regulares de suprimentos das outras plantas na região. Em 2015 entrou para a GE Healthcaregerenciando a área de operações comerciais para a America Latina e em 2017 expandiu suas responsabilidades para liderar a área de Supply Chain.
Suas principais áreas de experiência são gerenciamento de conflito, negociações, estratégia de suprimentos, montagem de times, delegação e engajamento, turn around,e melhoria de processos. Como líder de suprimentos teve muita experiência com vários commodities: químicos, ingredientes alimentícios, metalomecânica, usinagem e caldeiraria, materiais diretos e indiretos e serviços (incluindo marketing, promoção, viagem e real state).
Como parte de sua rotina semanal ele pratica esportes como corrida, ciclismo e natação.

Maykow Lenzi

Consultor para Pequenas e Médias Empresas (PME) na área de marketing digital, vendas, valuation, análise de custos e ações de digital design

Graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp – (1999). Trabalhou por 17 anos em empresas de software e consultoria (PwC, CSG, Starhome) para operadoras de telecomunicações, gerenciando implementação de projetos, criação de produtos, tendo mais de 10 anos exclusivamente em vendas na América Latina. Atualmente, atua como consultor para Pequenas e Médias Empresas (PME) na área de marketing digital, vendas, valuation, análise de custos e ações de digital design (3D, eletrônica, CNC, scanners). Tem planos de abrir sua empresa de treinamentos online e de design em 2019. Cursa Pós Graduação em PME na FIA e em Set/2018 estará no programa Ignite de Stanford. Adora correr, conversar, montar máquinas e mexer com eletrônica! Fez o Ironman em 2007 e 2010.

Mercia Maria S. Bottura de Barros

Professora Doutora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Engenharia de Construção Civil e Urbana, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É professora doutora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1988. Experiência na área de Engenharia de Construção Civil, participando do Grupo de Ensino e Pesquisa em Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios. Os trabalhos realizados são focados nas linhas “Inovação e racionalização nos processos construtivos” e “Gestão da produção na construção civil”. Atua também na área de reabilitação de edifícios com foco em tecnologias e custos. É pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). É assessora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Murilo Gomes Nagato

Diretor de Integrated Business Planning no projeto de mineração de Bauxita na Guiné

Graduado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica (2009)
Mestre em Engenharia Ambiental/Geotécnica pelo Politecnico de Torino e Politecnico de Milão/Itália (2010)
Diploma do programa de talentos da Alta Scuola Politecnia/Italia (2010)
Diretor de Integrated Business Planning no projeto de mineração de Bauxita na Guiné que faz parte do grupo Emirates Global Aluminum. Mais de 10 anos de experiência no ramo de mineração, cobrindo diversas áreas do setor desde avaliação técnica de processamento mineral até avaliação de investimentos de mineração e relação com Governo e Investidores. Experiência profissional em diversos projetos e commodities, com oportunidade de trabalhar em 4 continentes. Suporte paralelo a projetos de empreendedorismo e venture capital.

Nicola Pacileo Netto

Conselheiro da AEP

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo EPUSP (1959) , professor livre docente aposentado da EPUSP, na área de Informações Espaciais do Departamento de Transportes. Trabalhou como gerente de obras na empresa Severo Villares S/A, como gerente de operações na construção do Sistema Cantareira (1ª fase) na empresa Companhia Metropolitana de Água de São Paulo COMASP e posteriormente SABESP, como coordenador de projetos executivos e supervisão de obras em cidades do interior de São Paulo. Nos últimos anos, participo como voluntário da AEP Associação dos Engenheiros Politécnicos.

Patricia Sauri Lavieri

PhD Candidate in Transportation Engineering at University of Texas at Austin, US

Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2011) e mestre em Engenharia de Transportes pela EPUSP (2014) com ênfase em planejamento de transporte urbano e comportamento de demanda. Atualmente cursa doutorado na University of Texas at Austin e trabalha como pesquisadora no Center for Transportation Research onde realiza pesquisas para o Departamento de Transportes do Texas. Sua atual vertente de pesquisa é modelagem econométrica aplicada ao comportamento de usuários de transporte em relação a veículos autônomos (self-driving vehicles). Possui trabalhos publicados nas áreas de modelagem de acidentes de trânsito, impactos do teletrabalho e tecnologias da informação nos padrões de deslocamento e diferenças geracionais nas escolhas relativas a transportes.

Paulo Shindi Kuniyoshi

Gerente de Supply Chain | Business Intelligence

Graduado em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010), bolsista do programa de estudos na Universidade de Darmstadt na Alemanha.
Durante a trajetória profissional, atuou em empresas de diferentes portes, setores e áreas (Tecnologia, Projetos, E-commerce, Supply Chain e Finanças) nas empresas Intel, Tecban, Restoque, Leroy Merlin, Asics e Cargox.
Atualmente, está cursando pós-graduação em Leader and Executive Coaching pelo IBC (2017).
Na sua rotina semanal, além de gostar de correr e assistir filmes, ajuda as pessoas a despertar e desenvolver o seu talento.

Rafael Barbolo

Empresário de Tecnologia

Engenheiro de Computação pela EPUSP (2010). Sócio da Infosimples, empresa líder em Inteligência Artificial para automação de consultas a dados na Internet. Teve passagens por empresas de tecnologia como LSI-USP, BuscaPé e Taqtile, e tem vasta experiência em como falir negócios de tecnologia. É instrutor voluntário em cursos para alunos da EPUSP. É casado, pai e gosta de praticar exercícios físicos. Série favorita: Game of Thrones.

Rafael Magalhães Laurindo

Gerente de Projetos , NY

Graduação em Engenharia Civil (EPUSP) e 1ª turma do Programa de Dupla Formação Poli-FAU. Mestrado em Internacionalização de Projetos em andamento. Carreira em construtoras e incorporadoras de São Paulo em diversas funções, incluindo obras, sistemas de gestão de qualidade e meio ambiente, estudos de viabilidade técnica, desenvolvimento e coordenação de projetos e orçamentos para edificações, shopping centers, hotéis, escola e aeroporto. Foco em Gerenciamento de Projetos e de projetos-design. Morando em NY há cerca de 2 anos também trabalhando na área como Gerente de Projetos.

Rafael Marin Herrera

Engenheiro de Sistemas de Comandos de Voo

Graduado em Engenharia Elétrica – Automação e Controle pela Escola Politécnica da USP (2011) e mestre em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (2014). Atuou por 5 anos no setor aeronáutico brasileiro como Engenheiro de Sistemas de Comandos de Voo e Piloto Automático na Embraer (São José dos Campos). Atualmente, participa do desenvolvolvimento de novos projetos da aviação comercial na Airbus (Toulouse/França).

Raphael Bertrand Heideier

Consultor em projetos de pesquisa energética e Inteligência de Negócio

Graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (2006) e mestre em Engenharia Elétrica pela EPUSP (2009), com ênfase em Análise de risco no setor elétrico brasileiro. Atua como consultor – Visio Consultoria, na área de Engenharia Elétrica, BI e logística há 7 anos. Experiência de 4 anos em aulas de matemática e física para adolescentes e adultos. Atualmente cursa doutorado em engenharia elétrica na EPUSP, ênfase em geração FV.

Regis Eduardo Yasuda

Desenvolvimento de Produto para Veículos Comerciais na Ford Motor Company Brasil Ltd

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – (1994), pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV – (2003), pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG – e Universidade do Estado da Bahia – UNEB – (2015) e pós-graduando em Cool Hunting pela Laureate International Universities (2018). Atua há 24 anos na indústria automotiva, com experiência nas áreas de engenharia de produto, gerenciamento de projetos, gestão de custos, marketing de produto e estratégia e planejamento de produto. Desde 2000 ocupa posições de liderança. Possui vivência e experiência professional internacional, com total de 4 anos entre Inglaterra e Estados Unidos. Atualmente é responsavel pela área de Desenvolvimento de Produto para Veículos Comerciais na Ford Motor Company Brasil Ltda.

Renata Marè

Pesquisadora e Docente, Coordenadora do Curso de Especialização em Internet of Things no Instituto Mauá de Tecnologia

Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP (EPUSP). Realizou a Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011). Possui Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela EPUSP (2010). Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1985). E sócia da Abili Tecnologia da Informação Ltda. desde 1996, empresa especializada no desenvolvimento de softwares corporativos customizados baseados em Internet. Desde 2007 vem investindo em sua carreira como pesquisadora e docente, áreas com as quais se identificou profundamente.

É Coordenadora do Curso de Especialização em Internet das Coisas (Internet of Things) no Instituto Mauá de Tecnologia. Docente convidada no Curso de Especialização Planejamento e Gestão de Cidades do Programa de Educação Continuada em Engenharia da EPUSP (PECE-EPUSP). Docente assistente no MBA Internet das Coisas do PECE-EPUSP. Docente no Master Degree IoT – Internet of Things na Sustentare Escola de Negócios. Orientadora nos Cursos MBA EaD do Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas (IPECEGE).

Renato Hiroaki Tano

 Sócio fundador da EasyDeco

Engenheiro da Computação formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2008. Empreendedor desde os 14 anos de idade. Foi sócio da Taqtile, empresa de tecnologia com foco em aplicativos Mobile e atuação no Brasil e no Exterior. Atualmente é sócio fundador da EasyDeco e também mentor em programas de empreendedorismo.

Richard Christian Schwarzwald

Diretor da Qualidade FCA (Fiat Crysler Automobiles) para a america latina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo -EPUSP – (1992). Pós graduado em gestão da produção e operações industriais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Supply Chain pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (MPA da FGV – SP) em 2003. Atua na indústria automobilística há 26 anos tendo passagem pelas montadoras GM, Volkswagen, FIAT e FCA, além de ter assumido posições de gestão e Diretoria em fornecedores do setor. Experiência internacional tendo vivido na Alemanha e Itália, com viagens a diversos locais do Mundo como EUA, México, Argentina, África do Sul, Europa, Polônia, Turquia, Índia, China e Japão. Atualmente, além do cargo de Diretor na Fiat Crysler Automobiles, é conselheiro da SAE e do IQA.

Rodolfo Souza

Especialista em Analytics de pagamentos na RecargaPay e consultor de Business Intelligence

Graduado em Engenharia de Computação pela EPUSP (2009). MBA em Big Data and Analytics na FGV. Especialista em Analytics de pagamentos na RecargaPay e consultor de Business Intelligence. Há 8 anos atuando no mercado de tecnologia para sustentação de operações de negócios através de soluções de ERP e BI. Fez parte da equipe de robótica Thunderatz de 2007 até 2009.

Roseli de Deus Lopes

Professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

É graduada, mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) e pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), onde coordena estudos e projetos de pesquisa em tecnologias interativas, com ênfase em aplicações para saúde, educação e inclusão. Participou do Grupo de Trabalho do MEC responsável pelo Programa Um Computador por Aluno (UCA). Foi Diretora da Estação Ciência da USP. Coordena projetos voltados a despertar e incentivar talentos em Ciências e Engenharia, dentre eles a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, maior feira de âmbito nacional pré-universitária, e o InovaLab@POLI, iniciativa que provê infraestrutura laboratorial associada a estratégias de aprendizagem baseada em projetos e prototipação rápida para estudantes de graduação em engenharia. Coordenadora dos Programas de Pré-Iniciação e Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Yuri Fang

Fundador e CEO da Galápagos Jogos

Engenheiro Civil pela Poli-USP. Analista Júnior de Projetos Portuários na DTA Engenharia. Consultor de Recursos Humanos na MBA Empresarial. Head de Vendas no Groupon (Hotéis e Viagens). Diretor da empresa Darwin Jogos. Fundador e CEO da Galápagos Jogos (2010-2017). Em sua carreira, Yuri passou por diversas áreas diferentes, sempre focando seu desenvolvimento na Gestão de Pessoas.