Back to the top

Quem somos

O projeto RETRIBUA é constituído pela Coordenação de Mentoria, Relações de Mentoria, Coordenação de Bolsas, Coordenação de Mídias Sociais e Coordenação de Inteligência de Dados, todas tripuladas por voluntários. Conta ainda com a atuação pontual de duas consultoras em mentoria, além da assistência administrativa da AEP.

Conheça nosso excelente corpo de mentores

Marcos Rodrigues

Gestor do Projeto Retribua / Coordenador de Mentoria

Engenheiro Civil-EPUSP (’71), MSc-University of Birmingham,UK (’74), PhD-University of Cambridge,UK (’79), Academic Visitor-Imperial College,UK (’85). Professor Livre Docente -EPUSP(’87). Professor Titular-EPUSP(’90) na Área de Informações Espaciais. Atuou como consultor(ONU) no Chile, Peru, Venezuela, Cuba , Holanda e, independente, na África do Sul e Iraque. Desde ‘86 até ‘15 foi empresário na área de Sistemas de Informações Espaciais, rastreamento de veículos, logística e telemetria. Foi consultor de logística do Banco de Alimentos.

Fátima Duarte

Relações de Mentoria

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (‘83); Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP (2000); especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (‘89). Desde ’83 atua na área clínica (instituições públicas, privadas e consultório particular). Experiência acadêmica. Trabalho voluntário como terapeuta comunitária. Foi pesquisadora do LEI (Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP) e membro do LET (Laboratório de Estudos da Transicionalidade da PUC/SP). Responsável pelo Projeto “Papel das Cartas” (www.papeldascartas.com.br). Responsável pelas Relações de Mentoria do Projeto Retribua da AEP”

fatima

Ana Paula Camargo

Consultora

Psicóloga pós-graduada em Psicopedagogia (UNICAMP) e Competências para o Século XXI (Tampere University of Applied Sciences, Finlândia);-Gerente de Projetos no Ismart, entidade privada sem fins lucrativos que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, bem como o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional (no Ensino Médio) e de carreira(na Universidade). O Ismart atua em São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos e Belo Horizonte;- Coordenadora voluntária, desde a sua fundação, da mentoria e dos mentorandos do Instituto Semear SP.

Patrícia Lacerda Bellodi

Consultora

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), Patrícia Bellodi coordena o Programa Tutores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desde seu início em 2000.
Autora do livro “Tutoria – Mentoring na Formação Médica” (Editora Casa do Psicólogo, 2005), é uma estudiosa (apaixonada) do campo do mentoring.
Assessora o desenvolvimento de programas e promove capacitação de profissionais de diferentes áreas como tutores/mentores.
Responsável pelas atividades de tutoria junto aos estagiários de Direito do Escritório de Advocacia Machado Meyer (desde 2013)

Carlos Eduardo Cugnasca

Coordenador de Bolsas

Engenheiro Eletricista (’80), Mestre (’88), Doutor (’92) e Livre-Docente (’02) pela EPUSP. Atualmente é Professor Associado 3 do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, no qual é Vice-Chefe. Ministra disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão, e é orientador de doutorado e mestrado no Programa de Engenharia Elétrica da EPUSP, e vice coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos da EPUSP. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP. É Coordenador do Laboratório de Automação Agrícola da EPUSP, É assessor de agências de fomento, revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais, e foi editor da Revista Brasileira de Agroinformática. Já publicou mais de 200 artigos científicos.

João Paulo Venezian de Carvalho

Coordenador de Inteligência de Dados

Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP (2002-2006) com pós-graduação em Gestão pela FIA (2009-2010) e MBA executivo pela FIA e Columbia University / EUA (2010-2011). Executivo com mais de 10 anos de experiência em marketing, planejamento estratégico, inteligência competitiva e de mercado, atuando em empresas de destaque nos seus setores (Itaú-Unibanco | 2006-2010; HSBC | 2010-2012; Ipsos | 2012-2016; Roche | 2016-atual). Amplo conhecimento da dinâmica dos setores de saúde, tecnologia, financeiro, varejo e telecomunicações. Prêmios de excelência e reconhecimentos tanto no âmbito profissional (eleito “Destaque” da diretoria em que atuava no Itaú-Unibanco, 2010) como acadêmico (vencedor do Desafio de Gestão Empresarial – MBA FIA, 2010).